Rolamentos

ROLAMENTOS CILÍNDRICOS

Os rolamentos cilíndricos minimizam o arrasto, reduzem o aquecimento e têm desempenho melhor, por mais tempo e com menos manutenção e tempo de parada. Ajudam a ampliar a vida útil dos equipamentos e reduzir os custos de manutenção.

Rolamento Cilíndrico de Uma Carreira

Os rolamentos de rolos cilíndricos da série EMA de uma carreira da Timken® incorporam um projeto de porta-rolos exclusivo, geometria interna proprietária e texturas superficiais especiais, disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e configurações.

  • NU (RIU, RU)
  • N (RIN, RN)
  • NJ (RIJ, RJ)
  • NF (RIF, RF)
  • NP (RIT, RT)
  • NUP (RIP, RP)

Rolamento Cilíndrico de Duas Carreira

Os rolamentos de rolos cilíndricos de duas carreiras ou de carreira dupla oferecem capacidade radial extra e são intercambiáveis.

  • NN
  • NNU

Rolamentos Cilíndricos de Várias Carreiras

Os rolamentos de rolos cilíndricos de quatro carreiras suportam os rigores do uso diário em aplicações em que velocidades moderadas e altas, cargas radiais altas, temperaturas elevadas e contaminantes extremos são desafios constantes.

Rolamento de Complemento Total (NCF) de Uma Carreira

Os rolamentos de complemento total (NCF) de uma carreira incluem flanges integrais nos anéis interno e externo. Esses rolamentos também podem suportar cargas axiais em uma direção e permitir pequenos deslocamentos axiais.

FAQ

É necessário usar o método correto na montagem e observar as regras de limpeza para que o rolamento funcione satisfatoriamente. A montagem deve ser feita em local seco e limpo. Mantenha os rolamentos sempre limpos. É sempre mais fácil manter os rolamentos limpos do que ter que limpá-los posteriormente.

Durante a desmontagem podem ocorrer danos aos rolamentos. Portanto, evite, sempre que possível, a desmontagem de rolamentos que não estão danificados. Caso a desmontagem seja necessária, execute-a sempre com muito cuidado. Assegure-se de que o eixo esteja bem firme; do contrário, o rolamento pode ser danificado pelas forças de desmontagem. Limpeza também é muito importante. É mais fácil evitar que um rolamento se contamine do que limpá-lo. Alguns rolamentos não são desmontáveis, tornando a sua limpeza extremamente difícil. Um rolamento que será reutilizado deve ser montado na mesma posição do eixo. Antes da desmontagem, marque cada rolamento com relação às suas posições.

Montagem e manutenção adequadas são essenciais para que os rolamentos tenham uma longa vida útil. Atenção especial deve ser dada à limpeza e às ferramentas utilizadas para sua montagem e desmontagem. Os rolamentos devem ser bem lubrificados e protegidos contra sujeira e contaminação. As condições dos vedadores devem ser verificadas periodicamente.

Ao inspecionar um rolamento, não o deixe nunca exposto a impurezas ou umidade. Cubra-o com papel encerado ou folha de plástico. Sempre que possível, lave o rolamento usando pincel umedecido com solventes à base de petróleo, aguarrás, ou borrifando o solvente por dentro do rolamento. Isso possibilita a inspeção sem ter que desmontar o rolamento. Nunca lave rolamentos vedados; limpe somente as superfícies externas.

Em aplicações lubrificadas com graxa, remova toda a graxa possível usando uma raspadeira macia. Não utilize pano de algodão em contato com o rolamento, já que as fibras desprendidas podem mais tarde entrar entre os rolos ou as esferas e danificá-los. Isto é particularmente importante em rolamentos pequenos.

Tome todos os cuidados para manter os rolamentos e seus lubrificantes livres de contaminação. Comece a sua inspeção limpando a superfície do rolamento: a seguir, remova os componentes. Vedadores danificam-se facilmente, manuseio-os com cuidado. Nunca use força excessiva. Inspecione minuciosamente os vedadores e os componentes próximos a eles. Substitua sempre os vedadores de borracha e outros que aparentam estar em más condições. Um vedador danificado pode contribuir para falha nos rolamentos e, consequentemente, paradas de máquinas.

O aquecimento do rolamento armazenado faz com que o fluído protetor escoe, mesmo estando dentro da embalagem. No caso de rolamentos blindados até a graxa pode derreter. Dica: Não armazene o rolamento onde possa haver incidência de luz solar próxima a fontes de calor

Rolamentos são elementos vitais para o funcionamento de qualquer equipamento mecânico, por isso, a preocupação com a qualidade e manuseio é indispensável para se ter um rendimento adequado. Uma das principais e mais simples causas de rolamentos danificados é a armazenagem errada. Rolamentos armazenados em grandes pilhas, ou de forma inclinada, ou mesmo na vertical, sofrem pela concentração do peso em pequenas áreas de apoio que com o passar do tempo se transformam em um ponto de fadiga do material. Cuidado para não ultrapassar o limite de altura da pilha. Outro inimigo implacável dos rolamentos é a umidade, que contribui para a danificação das embalagens e posteriormente dos rolamentos. Não é aconselhável a armazenagem de rolamentos perto de tubulações de água, ar e outros fluidos, pois existe a possibilidade de vazamento. Nem se deve armazená-los no chão ou sobre prateleiras de madeira verde. Recomenda-se também a instalação de desumidificadores no depósito para controlar a umidade abaixo de 50% à uma temperatura de 20ºC. Não armazene no mesmo depósito rolamentos e substâncias como: enxofre, cloro, ácidos, etc...

O meio ambiente no qual evoluem os rolamentos está frequentemente muito poluído de elementos que reduzem muito a duração de vida dos rolamentos, como poeira, detergentes, cavacos, etc. O cuidado com a poluição em contato na manutenção deve ser muito observado. Verifique os métodos utilizados em sua montagem, as principais causas de deterioração dos rolamentos são:

  • Métodos e meios insuficientes ou mal adaptados
  • Poluição na montagem
  • Colocação brutal
  • Má elaboração dos órgãos receptores: eixo e alojamentos fora de tolerância, mau acesso do lubrificante, desalinhamento.Essa deterioração pode se manifestar pelo barulho anormal e vai produzir em curto prazo uma fadiga das superfícies do rolamento.