ROLAMENTOS MANCAIS
Mais robustos por fora. Mais inteligentes por dentro. Oferecemos umas das linhas mais abrangentes de soluções de rolamentos montados, com várias seleções de tipos de rolamento, soluções de vedação, opções de trava e estilos de mancal. Sólidos resultados operacionais decorrentes de desempenho repetível e confiável. Redução de danos, contaminação e tempo de parada.Mancais SAF
Os mancais SAF combinam mancais resistentes em ferro ou aço fundido com rolamentos autocompensadores de rolos de alta capacidade, para atender às demandas mais exigentes da indústria pesada. O projeto conveniente de mancal bipartido simplifica a montagem e a manutenção. Cada mancal contém um rolamento autocompensador de rolos de design avançado com geometria e acabamento de pista de rolamento aprimorados para oferecer a capacidade máxima de carga e maior vida útil. Distribuimos dois tipos principais de mancais: SAF e SDAF. O mancal SDAF maior é recomendado para aplicações extremamente pesadas.
Variedade de tamanho: De 1.37795 pol. a 11.811 pol., com tamanhos especiais de eixo disponíveis até 39.37 pol. e mais.
Mancais SNT
Os mancais SNT possuem duradouros mancais de ferro fundido e opções robustas de vedação para manter a lubrificação e afastar contaminantes. Inclui também os rolamentos autocompensadores de rolos de alto desempenho com o mancal métrico bipartido que oferece desempenho nos ambientes mais difíceis.
Os mancais SNT estão disponíveis em configurações de montagem de dois e quatro parafusos. A linha SNT conta com mancais das séries 200, 300, 500 e 600; as séries 3000 e 3100 estão disponíveis para tamanhos maiores.
Faixa de tamanho do eixo: Mancais de aço fundido e ferro dúctil, de 20 mm a 380 mm, estão disponíveis para aplicações em condições árduas de trabalho.
Mancal monobloco de rolamentos autocompensadores de rolos
Os mancais monoblocos de rolamentos autocompensadores de rolos (SRB) são projetadas para as circunstâncias mais desafiadoras. Feitos com mancais de aço fundido e SRBs de alto desempenho, esses são os únicos mancais de rolamentos autocompensador de rolos que oferecem mancais monoblocos em aço fundido como padrão. Além disso, os mancais monoblocos de SRB suportam com eficiência eixos desalinhados em até 1,5 grau, sem redução na expectativa de vida útil.
Unidades de rolamentos de rolos cônicos tipo E
As unidades de rolamentos de rolos cônicos tipo E são dotadas de rolamentos de alto desempenho e retentores de lábio duplo para aplicações severas, tais como equipamentos de processamento e de movimentação de materiais. Dotadas de rolamentos otimizados, retentores de lábio duplo, caixas para rolamentos e aneis de fixação resistentes à corrosão — componentes que exibem avançados níveis operacionais em comparação aos dos maiores concorrentes que empregam rolamentos standard.
Bases com dois e quatro parafusos suportam eixos rotativos em aplicações severas sujeitas a contaminação;
Unidades guiadas pelo flange com quatro parafusos, em tamanhos de 1-3/16″ até 5″ (35mm até 125mm);
Unidades de regulagem dos tipos wide slot e top angle, em tamanhos de 1-3/8″ (35mm até 100mm);
FAQ
É necessário usar o método correto na montagem e observar as regras de limpeza para que o rolamento funcione satisfatoriamente. A montagem deve ser feita em local seco e limpo. Mantenha os rolamentos sempre limpos. É sempre mais fácil manter os rolamentos limpos do que ter que limpá-los posteriormente.
Durante a desmontagem podem ocorrer danos aos rolamentos. Portanto, evite, sempre que possível, a desmontagem de rolamentos que não estão danificados. Caso a desmontagem seja necessária, execute-a sempre com muito cuidado. Assegure-se de que o eixo esteja bem firme; do contrário, o rolamento pode ser danificado pelas forças de desmontagem. Limpeza também é muito importante. É mais fácil evitar que um rolamento se contamine do que limpá-lo. Alguns rolamentos não são desmontáveis, tornando a sua limpeza extremamente difícil. Um rolamento que será reutilizado deve ser montado na mesma posição do eixo. Antes da desmontagem, marque cada rolamento com relação às suas posições.
Montagem e manutenção adequadas são essenciais para que os rolamentos tenham uma longa vida útil. Atenção especial deve ser dada à limpeza e às ferramentas utilizadas para sua montagem e desmontagem. Os rolamentos devem ser bem lubrificados e protegidos contra sujeira e contaminação. As condições dos vedadores devem ser verificadas periodicamente.
Ao inspecionar um rolamento, não o deixe nunca exposto a impurezas ou umidade. Cubra-o com papel encerado ou folha de plástico. Sempre que possível, lave o rolamento usando pincel umedecido com solventes à base de petróleo, aguarrás, ou borrifando o solvente por dentro do rolamento. Isso possibilita a inspeção sem ter que desmontar o rolamento. Nunca lave rolamentos vedados; limpe somente as superfícies externas.
Em aplicações lubrificadas com graxa, remova toda a graxa possível usando uma raspadeira macia. Não utilize pano de algodão em contato com o rolamento, já que as fibras desprendidas podem mais tarde entrar entre os rolos ou as esferas e danificá-los. Isto é particularmente importante em rolamentos pequenos.
Tome todos os cuidados para manter os rolamentos e seus lubrificantes livres de contaminação. Comece a sua inspeção limpando a superfície do rolamento: a seguir, remova os componentes. Vedadores danificam-se facilmente, manuseio-os com cuidado. Nunca use força excessiva. Inspecione minuciosamente os vedadores e os componentes próximos a eles. Substitua sempre os vedadores de borracha e outros que aparentam estar em más condições. Um vedador danificado pode contribuir para falha nos rolamentos e, consequentemente, paradas de máquinas.
O aquecimento do rolamento armazenado faz com que o fluído protetor escoe, mesmo estando dentro da embalagem. No caso de rolamentos blindados até a graxa pode derreter. Dica: Não armazene o rolamento onde possa haver incidência de luz solar próxima a fontes de calor
Rolamentos são elementos vitais para o funcionamento de qualquer equipamento mecânico, por isso, a preocupação com a qualidade e manuseio é indispensável para se ter um rendimento adequado. Uma das principais e mais simples causas de rolamentos danificados é a armazenagem errada. Rolamentos armazenados em grandes pilhas, ou de forma inclinada, ou mesmo na vertical, sofrem pela concentração do peso em pequenas áreas de apoio que com o passar do tempo se transformam em um ponto de fadiga do material. Cuidado para não ultrapassar o limite de altura da pilha. Outro inimigo implacável dos rolamentos é a umidade, que contribui para a danificação das embalagens e posteriormente dos rolamentos. Não é aconselhável a armazenagem de rolamentos perto de tubulações de água, ar e outros fluidos, pois existe a possibilidade de vazamento. Nem se deve armazená-los no chão ou sobre prateleiras de madeira verde. Recomenda-se também a instalação de desumidificadores no depósito para controlar a umidade abaixo de 50% à uma temperatura de 20ºC. Não armazene no mesmo depósito rolamentos e substâncias como: enxofre, cloro, ácidos, etc...
O meio ambiente no qual evoluem os rolamentos está frequentemente muito poluído de elementos que reduzem muito a duração de vida dos rolamentos, como poeira, detergentes, cavacos, etc. O cuidado com a poluição em contato na manutenção deve ser muito observado. Verifique os métodos utilizados em sua montagem, as principais causas de deterioração dos rolamentos são:
- Métodos e meios insuficientes ou mal adaptados
- Poluição na montagem
- Colocação brutal
- Má elaboração dos órgãos receptores: eixo e alojamentos fora de tolerância, mau acesso do lubrificante, desalinhamento.Essa deterioração pode se manifestar pelo barulho anormal e vai produzir em curto prazo uma fadiga das superfícies do rolamento.